top of page
Buscar
  • Igor Matias

Controle a diabetes com...

Já escrevi anteriormente que a Cúrcuma é um super alimento, responsável pela diminuição de inflamações, dores e inúmeros benefícios. Hoje vou falar de um estudo americano que investigou o poder da cúrcuma na resistência a insulina de adultos. Antes disso, vamos relembrar o que é resistência a insulina:


A insulina é o hormônio que tem a nobre missão de levar os açúcares do sangue para os tecidos e assim serem metabolizados. Desta forma, quanto mais insulina você tem e mais "forte" ela é, maior é a sua capacidade de tirar o açúcar do sangue e utilizá-lo. Quanto mais açúcares se come, maior é o esforço do seu corpo em produzir insulina e este esforço tem um limite, fazendo com que a resistência a insulina (RI) fique cada vez maior, ou seja, seu organismo perde a capacidade de produzir este hormônio, e o pouco que produz, ainda não tem a mesma força. Sem a capacidade de transportar e metabolizar este açúcar, você fica obeso e diabético.


Pesquisadores americanos estudaram a relação do consumo de cúrcuma e ômega 3 na (RI) de 64 indivíduos com alto risco de diabetes tipo ll, divididos em 4 grupos:

A) tomou apenas placebo.

B) Cúrcuma e um placebo que eles achavam que era ômega 3.

C) ômega 3 e um placebo que eles achavam que era cúrcuma.

D) Cúrcuma + ômega 3.


RESULTADOS: Após 12 semanas de suplementação, foram avaliados os seguintes aspectos: glicemia em jejum, RI e níveis de triglicerídeos.


O grupo que ingeriu cúrcuma e o placebo teve resistência a insulina significativamente melhorada quando comparado ao grupo placebo (32.7+-10,3%). O grupos que ingeriram cúrcuma e ômega 3 também tiveram redução da RI, mas não foi estaticamente significante.


O grupo placebo teve um aumento significativo dos níveis de triglicerídeos.


Os grupos suplementados com cúrcuma e cúrcuma+ômega 3, obtiveram redução dos triglicerídeos.


Enfim, por mais que não foi significante a junção de ômega 3+cúrcuma, o estudo sugere que a utilização da cúrcuma mostra ser uma ótima opção para quem quer controlar a glicemia e evitar diabetes.


Compartilhe esse texto com seu parente e

ou amigo que precisa saber disso.

Posts recentes

Ver tudo

Fiz os cálculos aqui e...

Exitem dois motivos de você estar gordo(a): A) Alguns pouquíssimos genes adquiridos de seus pais que favorecem o acúmulo de adipócitos (células de gordura): o GENÓTIPO. e B) Os anos ininterruptos que

Epidemia do medo, a pior que já vi.

No início do ano você estava estocando papel higiênico e agora você se esconde do sol, dentro de casa. A cultura do medo, insistentemente difundida na sua vida, destrói a sua saúde mais que qualquer p

Comments


bottom of page