top of page
Buscar
  • Igor Matias

A vitamina anti-depressão

Quem me segue a mais tempo sabe o quão eu bato na tecla da vitamina D e ressalto a importância dela na nossa vida. Hoje, vou falar de um estudo que relacionou a falta dessa vitamina e o surgimento de uma das doenças mais perversas e comuns dos séculos XX e XXI: a Depressão.


A vitamina D tem importância em praticamente todas as funções do cérebro, sendo um esteróide protetor dos neurônios e suas conexões. Vários estudos já relacionaram a falta de vit. D com o aparecimento de demência, esclerose e outras patologias neurais.


No estudo em questão, os pesquisadores fizeram uma análise longitudinal (2 e 4 anos) com um grupo de idosos, correlacionando ausência de vitamina D com diagnósticos de Depressão. Os resultados foram:


1) A falta de vitamina D aumenta em até 75% a chance do aparecimento de depressão no idoso. Você leu a informação acima? SETENTA E CINCO POR CENTO. 2) Os idosos do estudo, possuíam baixíssimos níveis de vitamina D, sugerindo a necessidade de suplementação nesta fase da vida.


Você controla seus níveis de vitamina D? Você se preocupa com a saúde dos seus pais e avós? Você tem algum parente que sofre de depressão, que tal aferir os níveis de vit.D dele? Compartilhe esse texto com

aquele seu parente que precisa ver isso.


Fonte: Vitamin D Deficiency Is Associated With an Increased Likelihood of Incident Depression in Community-Dwelling Older Adults. 2018.

Posts recentes

Ver tudo

Fiz os cálculos aqui e...

Exitem dois motivos de você estar gordo(a): A) Alguns pouquíssimos genes adquiridos de seus pais que favorecem o acúmulo de adipócitos (células de gordura): o GENÓTIPO. e B) Os anos ininterruptos que

Epidemia do medo, a pior que já vi.

No início do ano você estava estocando papel higiênico e agora você se esconde do sol, dentro de casa. A cultura do medo, insistentemente difundida na sua vida, destrói a sua saúde mais que qualquer p

Comments


bottom of page